Páginas

Pesquisar este blog

visitas no blog

Powered By Blogger

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A MÁFIA JAPONESA

Yakuza, a máfia japonesa

A Yakuza é uma das mais poderosas organizações do Japão. Movimenta aproximadamente 47 bilhões de dólares anualmente e comanda diversos setores da segunda economia mundial. Entre estes, destacam-se as casas de jogos de azar, prostíbulos, construção civil, bancos, agiotagem e o tráfico de drogas.
No século XVII, durante a era Tokugawa, o Japão passou por um período de grande tranqüilidade e os serviços de muitos samurais acabaram se tornando desnecessários. Alguns deles juntaram-se com apostadores e ambulantes e deram início ao grupo que hoje tem aproximadamente 83,1 mil integrantes comandados por 3 famílias principais: Yamaguchi, Inagawa e Sumiyoshi.
Os yakuzas são muito conhecidos mundo afora por suas tatuagens. Geralmente os desenhos de dragões, flores, paisagens montanhosas, oceanos agitados e os brasões de suas famílias, cobrem o peito, as costas, os braços e até as pernas.Esta tradição da máfia japonesa tem sua origem nos anéis negros que eram tatuados por cada crime cometido.
A grande diferença entre a Yakuza e outras máfias mundo afora, é que eles não fazem questão de se esconder da sociedade. Os membros são facilmente reconhecíveis nas ruas japonesas (usam óculos escuros e ternos chamativos) e seus estabelecimentos são devidamente identificados na porta da frente com o nome do grupo ou o seu brasão.
Algum tempo atrás, a maior parte da renda da máfia japonesa era proveniente da proteção oferecida a estabelecimentos comerciais e de entretenimento. Hoje eles já operam em grandes empresas do mercado imobiliário e até bancos. Também existem evidências de atividades internacionais como tráfico de armas e mulheres.
Por fim, existem ainda, alguns rituais da máfia populares mundialmente. Oyubitsume consiste em cortar a falange do dedo mindinho como um pedido de desculpas. Este ritual teve sua origem na maneira tradicional de segurar a espada japonesa. Sem o dedo mindinho o guerreiro tem menos firmeza no manejo da arma e dependia mais da proteção do grupo. O seppuku, suicídio através do desventramento, é a mais séria penalidade por um erro. Este ritual teve sua origem com os samurais.
Ioan-Liviu Orletchi
wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário